LED LCD vs. OLED: Entenda as diferenças entre essas Smart TVs

O LCD LED é a tecnologia de exibição de TV dominante, de longe, especialmente agora que o plasma está morto. Seu único concorrente em potencial é o OLED, encontrado em poucas TVs de última geração feitas exclusivamente pela LG. Aqui está uma olhada nos prós e contras de cada um.

 

Durante a última década, os compradores de TV foram forçados a responder à pergunta ” LCD ou plasma ” com seus dólares suados. Agora o plasma foi removido de consideração.

Praticamente todos os televisores vendidos hoje são baseados em uma boa tecnologia de LCD (Liquid Crystal Display), ou seja, os fabricantes preferem chamá-los de TVs LED , TVs SUHD , Super UHD ou algo ainda mais futurístico como o Quantum Dot LED TV (QLED) .

A exceção é o OLED. As televisões baseadas na tecnologia de exibição Organic Light Emitting Diode são fundamentalmente diferentes das TVs de LCD. A diferença mais básica é que cada pixel fornece sua própria iluminação, enquanto todos os pixels em uma TV LCD são iluminados por uma luz de fundo LED. Essa diferença leva a todos os tipos de efeitos de qualidade de imagem, alguns dos quais favorecem o LCD, mas a maioria dos quais beneficia o OLED.

 

erá atraído. Ele varia com o conteúdo. Um filme escuro exigirá menos energia do que um jogo de hóquei ou uma competição de esqui.

O consumo de energia do LCD varia apenas dependendo da configuração da luz de fundo. Quanto menor a luz de fundo, menor o consumo de energia. Um LCD LED básico com luz de fundo baixa produzirá menos energia que o OLED.

A única maneira de tornar o OLED mais eficiente em termos de energia é reduzir o brilho, mas, como isso reduz a taxa de contraste, não é ideal. Então, vamos dar essa categoria ao LCD, mesmo que seja bastante próximo e nem use muita energia. Dependendo do tamanho, das configurações e do quanto você assiste (é claro), gira em torno de US $ 20 a US $ 30 por ano para executar uma TV moderna.

Veja o que você precisa saber sobre o consumo de energia da TV para obter mais informações.


Vida útil

Vencedor: Tie – tipo de

A LG diz que suas novas TVs OLED têm uma vida útil de 100.000 horas para metade do brilho, uma figura similar aos LCDs de LED.

O OLED é uma tecnologia mais recente, mas ainda não vimos problemas generalizados com a tecnologia.

Se você é do tipo de pessoa que não consegue parar de se preocupar com a longevidade de sua TV, então eu acho que o LCD é sua única opção. Embora tenha em mente, também não há garantia sobre isso, como qualquer relance nos fóruns da Amazon ou da Internet lhe dirá.

Geralmente, os painéis planos são muito confiáveis.


Queimar

Vencedor: muito cedo para contar

Todas as TVs podem ” queimar ” ou desenvolver o que é chamado de “persistência de imagem”, onde um fantasma de uma imagem permanece na tela. É muito difícil fazer isso com a maioria dos LCDs. É um pouco mais fácil com o OLED. No entanto, assistir a outra coisa por alguns minutos deve corrigir o problema. Em nenhum dos casos é tão pegajoso quanto costumava ser em algumas TVs de plasma mais antigas.

Independentemente disso, não deixe uma imagem estática na tela a noite toda.


sonyzseries-1.jpg
A TV LCD da série Z9D de 100 polegadas da Sony revelada pelos executivos da empresa.Lexy Savvides / CNET

Tamanho da tela

Vencedor: LCD

Perdedor: OLED

TVs LCD estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, de menos de 20 polegadas a mais de 100 polegadas. TVs OLED só vêm em três tamanhos hoje: 55 polegadas, 65 polegadas e 77 polegadas. E o preço atual de uma TV OLED de 77 polegadas é de cerca de 20 mil.

Em outras palavras, se você quiser uma TV menor que 55 polegadas ou maior que 65, o LCD é sua única opção.


Preço

Vencedor: LCD

Perdedor: OLED

Você pode obter LCDs de 50 polegadas por cerca de US $ 500. Vai demorar muito até que os OLEDs sejam esse preço.

Dito isto, o OLED ficará mais barato. A LG já baixou o preço do OLED várias vezes.

Também vale a pena considerar que os LCDs top-of-the-line são frequentemente similares em preço ao OLED.


E o vencedor da qualidade de imagem é … OLED

O LCD domina o mercado porque é barato de fabricar e oferece qualidade de imagem boa o suficiente para praticamente todo mundo. Mas de acordo com comentários na CNET e em outros lugares, o OLED ganha para a qualidade geral da imagem, em grande parte devido à incrível taxa de contraste.

Os LCDs continuam a melhorar, e muitos modelos oferecem excelente qualidade de imagem por muito menos dinheiro do que o OLED, especialmente em tamanhos maiores.

Ou seja, há muitas grandes TVs por aí.